Instituto LIFE

Mensagem dos Realizadores

“Disponibilizar ao setor empresarial instrumentos que associem conservação de biodiversidade às suas demandas produtivas é tarefa essencial no mundo contemporâneo. No entanto, valores como ética, conhecimento científico e senso de prioridade nem sempre são facilmente transformados em ferramentas práticas em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social.

É evidente a necessidade do surgimento de novas alternativas capazes de reverter o quadro histórico de perda de biodiversidade, além de interromper a visão dicotômica que separa “conservação do patrimônio natural” de “modelos de desenvolvimento”. No entanto, mesmo que de maneira isolada e ainda demonstrativa, uma nova maneira de interpretar o uso da natureza vem sendo defendida por várias instâncias em todo o mundo.

O reconhecimento da importância dos serviços ambientais para o equilíbrio do planeta já é observado nas preocupações de governos, corporações e instituições do Terceiro Setor. Fica claro que a destruição da natureza e suas consequências precisam ser estancadas para minimizar prejuízos sociais e econômicos, que podem ser ainda mais sérios e intensos.

Empresas e conservação da biodiversidade, até pouco tempo temas antagônicos na maioria dos casos, iniciam um processo virtuoso de aproximação. A criação da Metodologia LIFE está intimamente ligada com a certeza de que novas iniciativas que aprimorem a relação entre os negócios e a biodiversidade são necessárias para uma agenda compromissada com a vida e o futuro.”

.

Avina Fundacao-Boticario Posigraf SPVS