O que é a Certificação LIFE?

A certificação é um processo voluntário que oferece reconhecimento a organizações comprometidas com a conservação do capital natural e manutenção dos serviços da natureza. Esse reconhecimento é feito por uma avaliação de terceira parte, realizada pelo Organismo Certificador credenciado LIFE, prezando as melhores práticas internacionais relacionadas à gestão de sistemas de certificação.

Para dar transparência do processo de desenvolvimento da Certificação e da LIFE, são realizadas Consultas Públicas que criam oportunidades para a participação de partes interessadas que desejem contribuir com o refinamento da metodologia.

O processo de Consulta Pública possui duração de 60 dias, sendo seu acesso disponibilizado através do nosso website. Uma segunda rodada de Consulta Pública poderá ser realizada caso:

  • A primeira não seja considerada satisfatória em termos de número de contribuições e representatividade de participantes;
  • Sejam realizadas alterações significativas na Metodologia de Certificação LIFE após a primeira rodada; ou
  • O Conselho Diretor do Instituto LIFE julgue necessário.

Após finalizada a Consulta Pública, nós publicamos um documento denominado Devolutiva, no qual são apresentados os resultados da análise que realizamos para cada uma das contribuições recebidas durante o processo de Consulta Pública.

Clique aqui para conhecer os processos de Consulta Pública já realizados.