Instituto LIFE realiza side-event durante a COP12

15 outubro 2014

O Instituto LIFE realizou no dia 14 de outubro um evento paralelo à Reunião da 12° Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica. Reunindo em torno de 50 participantes, o objetivo era expor como organizações incorporam a conservação da biodiversidade em seus negócios, além de apresentar como a Certificação LIFE apoia as empresas em seus esforços para decodificar e quantificar seus impactos ambientais e para promover ações de conservação.

Para abertura do side-event foram convidados Pavan Sukhdev (TEEB) e David Steurman (CDB). O evento seguiu com a apresentação da Diretora Executiva do Instituto LIFE, Alice Alexandre, e de representantes do Grupo Boticário, da Petrobrás e da Posigraf.

Entre os presentes estiveram:

  • Alice Alexandre – Diretora Executiva do Instituto LIFE;
  • Amanda Borges – Analista Ambiental da Petrobras;
  • César Augusto Lima Costa – Gerente Industrial da Posigraf;
  • David Steuerman – Divisão de Negócios e Biodiversidade da Convenção da Diversidade Biológica;
  • Gislaine Garbelini – Gerente de Programas Ambientais da Petrobras;
  • Malu Nunes – Gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário e Membro do Conselho Diretor do Instituto LIFE;
  • Pavan Sukhdev – Líder do estudo TEEB (The Economics of Ecosystems and Biodiversity);
  • Regiane Borsato – Coordenadora Técnica do Instituto LIFE; e
  • Roberto Cavalcanti – Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente Brasileiro.

Durante o evento também ocorreu a cerimônia de entrega da Certificação LIFE à Posigraf – uma das maiores gráficas da América Latina e primeira indústria brasileira a ser certificada. Para obter tal reconhecimento, auditado pela TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), a Posigraf precisou ir além do cumprimento das normas legais e dos processos de gestão ambiental. [Entrega da Certificação à Posigraf ]

A COP 12

A 12° Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP12), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um dos maiores e mais importantes eventos ambientais internacionais. O evento aconteceu de 06 a 17 de outubro na cidade de Peyongchang, na Coréia do Sul, reunindo representantes de governos, de organizações não governamentais, do setor privado, de povos indígenas, assim como cientistas para negociar os objetivos da CDB com foco na conservação da biodiversidade, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos. Mais de 160 países, incluindo o Brasil, enviaram representantes à Conferência.

Side-Event-COP12-008Side-Event-COP12-007Side-Event-COP12-003

Side-Event-COP12-004Side-Event-COP12-001Side-Event-COP12-005Side-Event-COP12-006Side-Event-COP12-002