Metodologia LIFE se destaca em estudo que avalia iniciativas de cálculo da biodiversidade para empresas e instituições financeiras

8 fevereiro 2019

A Plataforma de Negócios e Biodiversidade da União Europeia (EU B@B Platform) realizou uma avaliação de 10 das iniciativas de cálculo da biodiversidade para empresas e instituições financeiras inscritas na plataforma.

O estudo foi apresentado durante o evento Business & Biodiversity – Roadmaps to positive impact, realizado no dia 29 de novembro de 2018, durante a Natural Capital Week em Paris, na França.

Dado o crescente interesse por cálculos do capital natural  e uma demanda clara por metodologias que incluam os ecossistemas e a biodiversidade neste cálculo, várias iniciativas, incluindo a Metodologia LIFE, desenvolveram ou estão desenvolvendo métricas de biodiversidade pragmáticas para empresas e instituições financeiras.

Esse estudo considerou abordagens que contam com indicadores quantitativos, que fornecem informações sobre a importância dos impactos na biodiversidade e que não são casuísticas, ou seja, aplicadas apenas a casos específicos. A avaliação também identificou os obstáculos enfrentados pelas inciativas e as lacunas que ainda necessitam ser preenchidas.

O relatório fornece uma visão geral das diferentes metodologias e compara suas principais características. Entre as ferramentas avaliadas, a Metodologia LIFE destacou-se por ser a única que considera os serviços ecossistêmicos em sua abordagem.

A Plataforma de Negócios e Biodiversidade da União Europeia é um fórum único para diálogo e interface política para discutir as relações entre negócios e biodiversidade na União Europeia. Foi instaurado pela Comissão Europeia com o objetivo de trabalhar junto às empresas para auxiliá-las a incorporar o capital natural e a biodiversidade dentro das suas práticas de negócios.

Clique nos links para saber mais sobre a Plataforma B@B (http://bit.ly/2SWMGfJ) e sobre este estudo (http://bit.ly/2Cn7M1f).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *