Desenvolvimento do Padrão

A estrutura e o processo de desenvolvimento do Padrão atendem a parâmetros estabelecidos e consolidados internacionalmente.

Por isso, o seu desenvolvimento técnico conta com diferentes instâncias de participação, tais como comitês interdisciplinares, rede de especialistas e grupos de trabalho, todos de caráter interdisciplinar e interinstitucional.

 

Todas as instâncias têm a missão de assegurar que o Padrão tenha uma base técnica sólida e, ao mesmo tempo, uma abordagem prática.

A estrutura do Padrão deverá contar com princípios que se derivam em critérios e indicadores relativos às responsabilidades, posturas e medidas a serem adotadas pelos diferentes atores do território.

Os eixos temáticos que estão orientando o desenvolvimento do Padrão  trazem questões relevantes para a sustentabilidade em nivel territorial nos âmbitos social, cultural, ambiental e econômico. Clique aqui para acessá-los.

Para futura operacionalização do Padrão nos territórios, será desenvolvido, paralelamente, um Software de Gestão Territorial.