Instituto LIFE e Ecoacsa realizam webinar durante a Semana Verde Europeia

16 outubro 2020

No dia 14 de outubro a Metodologia LIFE foi a protagonista do webinar organizado pelo Instituto LIFE, Ecoacsa e Natural Capital Factory.

Maria Alice Alexandre, diretora executiva do Instituto LIFE, explicou o funcionamento da metodologia, exemplificando com o business case da Posigraf, de que maneira a metodologia ajuda as organizações na gestão, análise e divulgação dos dados ambientais. “A metodologia auxilia as empresas no processo de identificação da pressão que exercem na biodiversidade”, destacou Alice, “e as auxilia na estruturação de um plano estratégico para a redução, mitigação e compensação destes impactos”, complementou. Esta análise também inclui um enfoque específico para diminuir os impactos na cadeia de fornecedores.

A adaptação da Metodologia LIFE para a realidade europeia está sendo realizada conjuntamente com Ecoacsa, cujo diretor executivo, David Álvarez, participou do webinar explicando como esse processo está acontecendo.

A Metodologia LIFE permite que as organizações quantifiquem objetivamente a pressão que exercem sobre os recursos naturais. Ela também orienta estrategicamente as organizações para garantir a efetividade das ações de conservação implementadas.

Sendo assim, a gestão organizacional para a sustentabilidade deve, necessariamente, incorporar ações que contribuam para melhorar sua gestão ambiental, medir e reduzir o impacto causado pelas atividades da empresa e conservar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.

Buscando ser uma ferramenta eficiente para o setor empresarial, a Metodologia LIFE considera:

  • A conservação da biodiversidade como ação voluntária e adicional ao cumprimento da legislação;
  • A necessidade de um desempenho de ações de conservação compatíveis com os impactos potenciais sobre a biodiversidade e a capacidade de investimento, buscando incluir empresas de todos os setores da economia;
  • Objetividade através da quantificação dos impactos e qualificação das ações de conservação da natureza, a partir de critérios técnicos e cientificamente reconhecidos.

O LIFE Key é a ferramenta de gestão que incorpora a metodologia e melhora a eficiencia da gestão e apresentação dos dados ambientais. O uso do software também permite avaliar as ações de conservação implementadas pela organização, gerando relatórios detalhados e executivos que respaldam o processo de tomada de decisões.

Esse evento foi realizado como evento paralelo associado à Semana Verde Europeia (European Green Week) e contou com mais de 40 participantes.

Clique para acessar o resumo do evento (disponível em inglês) ou a apresentação.

Para ver a gravação do webinar, acesse https://bit.ly/WebinarLIFEnoEGW

Fonte: https://naturalcapitalfactory.es/2020/10/08/webinario-life-key-europe/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *