Comitê Técnico Permanente se reúne na sede do Instituto LIFE em Curitiba

13 abril 2019

No dia 12 de abril, aconteceu a 13ª Reunião do Comitê Técnico Permanente, na sede do Instituto LIFE em Curitiba. Desde o seu estabelecimento, em 2012, o Comitê Técnico Permanente (CTP) do Instituto LIFE se reúne para  discutir e aprofundar temas técnicos e científicos relacionados à Metodologia e à Certificação LIFE.

A composição do CTP conta com representantes de empresas, da sociedade civil, da academia e do governo, permitindo que sejam consideradas as perspectivas e experiências destes diferentes setores. As reuniões acontecem duas vezes por ano e as contribuições dos especialistas permitem que o aprimoramento técnico e funcional da Metodologia LIFE se torne mais efetivo.

Os temas tratados foram:

  • Projetos atuais do LIFE;
  • Matriz de impactos e dependências que as organizações têm dos serviços ecossistêmicos;
  • Revisão da Política LIFE de Acidentes Ambientais;
  • Possibilidade do desenvolvimento de uma certificação específica para micro e pequenas empresas.

Projetos em execução

Desenvolvimento de Padrão Internacional para Gestão Sustentável do Território, realizado em parceria com a com a Itaipu Binacional e a Fundação PTI

Foi apresentando o trabalho de Benchmarking Internacional de planejamento territorial para a sustentabilidade. Este estudo atestou o caráter inovador do projeto, visto que não existe nenhum padrão finalizado e sistematizado que engloba todo o conceito de Gestão Sustentável do território, incluindo as dimensões econômica, ambiental, social e cultural. Este estudo auxiliou na definição dos eixos temáticos que serão considerados pelo projeto e os integrantes do CTP tiveram a oportunidade de sugerir temas adicionais aos discutidos.

Gestão da Biodiversidade com a empresa JTI

O projeto de Gestão da Biodiversidade realizado junto à JTI conta com a avaliação de 8 unidades de processamento e cerca de 13 mil unidades de produção de tabaco no sul do Brasil. Foram apresentados gráficos e valores de impacto mostrando a funcionalidade da Metodologia LIFE para a identificação e futura gestão dos impactos à biodiversidade. Estes resultados auxiliarão a empresa na prevenção de riscos aos ecossistemas e também no direcionamento dos investimentos em ações ambientais para mitigar estes riscos.

Novo módulo no LIFE Key

Outro assunto discutido foi um novo módulo, dentro do sistema LIFE Key, que irá tratar dos impactos e dependências que as organizações têm dos serviços ecossistêmicos.  Este novo módulo será testado pelas empresas, antes de ser validado pelo Comitê e incorporado ao software.

Política LIFE de Acidentes Ambientais

Devido aos impactantes acidentes ambientais ocorridos recentemente no Brasil, o Comitê trouxe contribuições para reforçar a Política LIFE de Acidentes Ambientais. Entre essas modificações está a inclusão de itens mínimos para um plano de acidentes e para a prevenção de riscos de impacto à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos, além de questões relacionadas à comunicação dos acidentes e planos de recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *