Instituto LIFE realiza evento paralelo durante COP-14 Biodiversidade no Egito

21 dezembro 2018

No dia 19 de novembro de 2018, o Instituto LIFE realizou, paralelamente à 14°Convenção da Diversidade Biológica (CDB) COP-14, que aconteceu entre 17 e 29 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito, o evento “LIFE Institute: Including Biodiversity on Business Practices – Real Cases”.

A abertura do evento foi realizada por Oliver Hillel, representante da CBD, que falou sobre a importância do envolvimento do setor empresarial na conservação da biodiversidade e destacou a iniciativa do Instituto LIFE. Em seguida, Maria Alice Alexandre, Diretora Executiva do Instituto LIFE, apresentou a Metodologia LIFE, ferramenta que auxilia as organizações nos processos de tomadas de decisões relacionadas à gestão ambiental para a sustentabilidade, com foco na biodiversidade e nos serviços oferecidos pela natureza.

O Grupo Boticário, por meio de sua Gerente de Sustentabilidade, Maria de Lourdes Nunes, mostrou como eles incluem a biodiversidade nas decisões de negócios. Em seguida, Ariel Scheffer, Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, apresentou o programa de biodiversidade da empresa, que guia a sustentabilidade regional na sua área de influência, tanto no Brasil quanto no Paraguai. Para finalizar, Eduardo Franchini, Gerente na JTI, falou sobre a inclusão da biodiversidade e da sustentabilidade na cadeia de fornecedores no agronegócio.

Durante o evento, o Projeto “Padrão Internacional para a Gestão Sustentável do Território”, realizado em parceria entre a Itaipu Binacional, Instituto LIFE e Fundação Parque Tecnológico da Itaipu, foi apresentado como um projeto inovador, que visa atender a uma demanda mundial por indicadores que integrem as diferentes dimensões da sustentabilidade em uma abordagem ecossistêmica. O Padrão será uma importante diretriz para organizações públicas e privadas que, juntas, realizam a gestão do território para a sustentabilidade.

A importância do projeto foi apresentada e reforçada na apresentação realizada por Ariel Scheffer, e pela Diretora Executiva do Instituto LIFE, Maria Alice Alexandre. Em sua apresentação, Maria Alice destacou o objetivo do projeto em desenvolver um padrão de gestão territorial sustentável com reconhecimento internacional, e como se dará a análise da efetividade das ações realizadas para a melhoria das condições sociais e ambientais do território.

Durante sua fala, Scheffer também destacou os desafios e os benefícios do projeto para o alcance das metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e mencionou o potencial que esse projeto tem para se tornar uma referência mundial.

O evento contou com a presença de 60 pessoas, representante de instituições de diversas partes do mundo, que enriqueceram as discussões sobre as práticas empresariais que estão sendo realizadas em prol da conservação da biodiversidade e da manutenção dos serviços da natureza.

A COP 14

A COP é a maior Convenção de Biodiversidade do planeta, que conta com a representação de mais de 190 países e presença de inúmeras empresas, organizações não governamentais, especialistas e acadêmicos de diferentes áreas e especialidades. Além da análise sobre os progressos das deliberações da Convenção da Diversidade Biológica da ONU, os países discutiram novas medidas de conservação, uso sustentável e compartilhamento justo e igualitário dos benefícios provenientes do uso do patrimônio genético. As discussões incluíram soluções para diminuir a perda da biodiversidade e proteger os ecossistemas que provêm segurança na disponibilidade de alimento e água para bilhões de pessoas. Os governos discutiram os esforços necessários para atingir as Metas de Aichi e debateram sobre o documento que sucederá o atual Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020.

A participação do Instituto LIFE em COP da Biodiversidade

Desde sua fundação em 2009, o Instituto LIFE esteve presente nas COP 10 (realizada em Nagoya, Japão em 2010), COP 11 (em 2012, em Hyderabad na Índia) e na COP12 (realizada em 2014, em Pyeongchang na Coreia do Sul). Em todas essas edições, foram organizados um evento paralelo, onde se pôde apresentar trabalho do LIFE e destacar as ações desenvolvidas com seus parceiros.

Na edição desse ano, além de realizar o evento paralelo e de atender a eventos paralelos de outras organizações, as representantes do Instituto LIFE, Maria Alice Alexandre e Regiane Borsato, também estiveram no Business & Biodiversity Forum, evento que divulga e discute o atual engajamento das empresas com a Biodiversidade, e quais as diretrizes, boas práticas, desafios e oportunidades do seu alinhamento à Convenção.

Para o Instituto LIFE, estar presente em eventos dessa magnitude representa mais do que estabelecer novos contatos e divulgar a Metodologia LIFE, trata-se de uma oportunidade ímpar de participar ativamente das discussões dessa relevância e de estreitar laços para atingir esse objetivo comum: viver e produzir em harmonia com a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *