Metodologia LIFE expandindo para Europa

2 maio 2019

Desde 2017, o LIFE possui uma representação na Europa, ampliando a participação em debates e plataformas europeias que relacionam os temas ‘negócios’ e ‘biodiversidade’. Este trabalho permite o mapeamento das necessidades atuais do mercado europeu.

Aliado a isso, a expertise adquirida com a implementação da Certificação e da Metodologia LIFE no Brasil e no Paraguai, motivou a equipe a trabalhar em um projeto para a adaptação da Metodologia LIFE para Europa.

O projeto já conta com instituições apoiadoras e está dividido em duas fases. Na primeira, será realizada a adaptação da metodologia para atender às especificidades europeias, incluindo a criação do Comitê Técnico Europeu, a adaptação de documentos e a realização de consulta pública para dar transparência ao processo. Na segunda fase, serão trabalhadas questões operacionais como capacitações de auditores, acreditação de organismos certificadores, avaliações piloto em empresas e adaptação do software de gestão LIFE Key.

A adaptação da Metodologia LIFE para a Europa irá oferecer uma nova alternativa para que os negócios europeus possam implementar ações efetivas, voluntárias e mensuráveis para a conservação da biodiversidade. A Metodologia LIFE vai de encontro direto a 85% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU relacionados à Integridade da Biosfera e também abrange 90% dos tópicos relacionados à biodiversidade da GRI (Global Reporting Initiative). Sendo assim, o uso da metodologia auxilia as organizações na definição de metas de sustentabilidade com base em indicadores com forte respaldo científico e também facilita a divulgação transparente e pragmática dos resultados alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *