Reconhecimento Internacional

O reconhecimento nacional e internacional se dará por meio do engajamento de instituições do Brasil e do exterior no desenvolvimento técnico do padrão internacional por meio da Rede em formação, e pela validação de todo o processo junto à ISEAL (International Social and Environmental Standards Alliance). A ISEAL é uma aliança global que reconhece padrões ambientais e sociais voluntários que sejam inéditos e que considerem critérios de transparência, isenção de conflitos e comprovação de resultados para a sociedade.

Este padrão internacional também será inédito, na medida em que houve um processo de Benchmarking Internacional que analisou 77 iniciativas e metodologias com interface em gestão territorial de 19 países. Porém, verificou-se que nenhuma das iniciativas analisadas possui aplicabilidade universal e multissetorial e que aquelas que mais se assemelham a esse propósito são voltadas para setores, situações ou localidades específicas, que não é o que se busca com o desenvolvimento do Padrão LIFE

O Padrão Internacional de Gestão Territorial Sustentável é abrangente, estruturado para analisar contextos público, privado, rural e urbano, que englobe, de forma universal, todo o conceito de Gestão Sustentável do Território, incluindo as dimensões econômica, ambiental, social e cultural.

Este Padrão será fundamental para as empresas atestarem no mercado a sustentabilidade na origem dos seus produtos, principalmente para mercados mais exigentes em relação às questões de sustentabilidade.