SPVS promove evento online com empresas que possuem a Certificação LIFE

28 outubro 2020

No dia 27 de outubro, o evento “Empresas na Liderança da Nova Economia” foi realizado ao vivo pelo canal do YouTube @SPVSBrasil.

As empresas que conquistaram a Certificação LIFE reconhecem a importância do capital natural para seus negócios ao assumir ações concretas e mensuráveis de conservação da natureza para mitigar a pressão que suas atividades exercem sobre os recursos naturais.  A Certificação LIFE é única e busca ampla expansão em todos os ramos de atividade empresarial, sendo aplicada atualmente no Brasil e no Paraguai e, em breve, na União Europeia.

Na abertura, Miguel Milano, presidente do Conselho Diretor do Instituto LIFE, ressaltou que “agora, o mundo está começando finalmente a se conectar e se conscientizar à necessidade de conservação da biodiversidade”. A Metodologia da Certificação LIFE incorpora ações voluntárias de conservação e funciona como instrumento de negocio para conhecer os riscos e problemas relacionados à biodiversidade na cadeia de valor.

Segundo Júlio Gonchorosky, Diretor de Meio Ambiente da Sanepar, “a Certificação LIFE vem de encontro a que empresas dos diferentes setores entendam o quanto podem fazer pela conservação e para garantir os recursos dos quais dependem diretamente”.

“A Certificação LIFE permitiu que os clientes vissem o compromisso sério e a nossa preocupação com a conservação e passassem a valorizar esse assunto também” destacou Giem Guimarães, representante da Posigraf, que possui a Certificação LIFE desde 2014.

“Estar envolvido neste processo nos garante que estamos no caminho certo para a conservação’’, destacou o superintendente de gestão ambiental na Itaipu Binacional Paraguai, Gustavo Ovelar, quem também mencionou a importância de ter a Metodologia LIFE adaptada à realidade paraguaia e os benefícios de serem certificados.

Segundo Paulo Gardel, representante do Grupo Boticário, o envolvimento do supply chain é de suma importância do envolvimento do supply chain, e que a Certificação LIFE requer esse envolvimento. A mesma lógica pode ser aplicada em instituições financeiras como destacou Fausto Caron, do Banco ABN-AMRO, que a Certificação LIFE conquistada pelo escritório do banco em São Paulo, deu a eles a credibilidade para cobrar ações de seus clientes. “A Metodologia e Certificação LIFE deu à Itaipu Binacional a oportunidade de mensurar e contabilizar suas ações de conservação”, complementou Ariel Scheffer, Superintendente da Itaipu Binacional no Brasil.

Henrique Gaede, da Gaia, Silva e Gaede Advocacia, primeira empresa a receber a Certificação LIFE, mencionou que o compromisso com as boas práticas precisa começar dentro de casa, mas que é preciso fazer algo mais. “Encontramos na Metodologia LIFE uma maneira de compensar de alguma forma os impactos causados na natureza por nossas atividades, adotando uma área de Mata Atlântica e apoiando seus os esforços de conservação”, contou orgulhosamente.

José Maurício Coelho, CEO da C-Pack, empresa do ramo de embalagens que conheceu a Metodologia LIFE por meio de um de seus clientes, também participou do evento e já faz questão de envolver sua cadeia de fornecedores. A C-Pack irá contatar um Organismo Certificador para buscar conquistar a Certificação LIFE.

A Certificação LIFE pode representar um grande diferencial de mercado. David Álvarez, diretor executivo da Ecoacsa e representante do Instituto LIFE na Europa, destacou a grande oportunidade de mercado existente e falou sobre o processo de adaptação da metodologia à realidade da Comunidade Europeia.

Como destacou o Senador Flávio Arns, “a Certificação LIFE representa uma forma de reconhecer o desenvolvimento de novas práticas, de uma nova gestão empresarial e governamental”. “O grande desafio é divulgar e dar a conhecer a Metodologia e a Certificação LIFE, dado o grande desconhecimento de que existe uma Metodologia já desenvolvida e consistente para ser implementada”, complementa.

No encerramento do evento o diretor executivo da SPVS, Clovis Borges, ressaltou que os avanços para uma nova economia começam por iniciativas inovadoras e qualificadas, como é o caso da Certificação LIFE. “É com muito orgulho que parabenizo e referendo a visão estratégica das empresas que participaram do evento e que estão fazendo ações voluntárias concretas em conservação”, finaliza.

Para assistir a gravação do evento, acesse https://bit.ly/AssistaEmpresasLiderançaNovaEconomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *